O asilo dos Idosos da Casa São Vicente de Paulo, no Bairro de Fátima, em Valença iniciou o ano de 2021 com o registro de 76, dos 82 assistidos, com Covid-19. Um deles não resistiu à doença e veio a óbito.
De acordo com o médico responsável pela instituição, o geriatra Ricardo Rocco, o surto da doença se agravou na semana do Natal. A infecção chegou ainda a alguns funcionários.
– Temos 29 funcionários, onde sete deles ao longo do mês de dezembro testaram positivos e foram afastados de suas atividades pelo tempo necessário. Também temos 82 idosos residentes, onde foi constatado que, desde novembro, 76 idosos testaram positivo para covid-19, sendo que 42 idosos apresentaram sintomas mais variados, principalmente sintomas respiratórios e diminuição da oxigenação do sangue. Mas, felizmente até o momento só foi necessário internar cinco deles – explicou, lembrando que um dos idosos morreu por conta da infecção.
O geriatra ressaltou que o acompanhamento dos casos vem sendo feito com o apoio da Secretaria de Saúde de Valença e do Hospital Escola. Ele relatou que o asilo passa, com o apoio de técnicos do município, vistorias de três a quatro vezes por semana. O município destinou ainda apoio de mão de obra e técnicos de enfermagens para ajudar nas ações de combate a doença. “Graças a essa assistência e trabalho de equipe a maioria dos nossos idosos já está entre o 10º e 14º dia da infecção”, comentou o médico, avaliando que a maioria dos pacientes vem reagido bem à doença.
A secretária de Saúde de Valença, a médica Soraia Graça, também vem acompanhando os trabalhos. Na semana passada equipes da rede de atenção básica colheram exames, realizaram a higienização do local, além de atuarem nas orientações sobre cuidados com a doença. O município destinou ainda material de EPI (Equipamento de Proteção Individual) para a entidade. “Com o apoio da secretaria de saúde, acredito que todos os idosos vão se recuperar”, ressaltou a secretária.